Viva o aleitamento materno!

22 de agosto de 2012
Por

Aleitamento maternoO aleitamento materno exclusivo, ou seja, quando a criança recebe somente o leite materno, direto da mama ou ordenhado sem outros líquidos ou sólidos é recomendado até o sexto mês de vida. A partir desse período inicia-se o chamado aleitamento materno complementado, que é quando a criança passa a receber alimentos sólidos, com o objetivo de complementar o aleitamento materno.

Vale ressaltar que a introdução de alimentos antes do sexto mês pode causar prejuízos à saúde da criança. Alguns desses prejuízos já são bem conhecidos, como o desenvolvimento de quadros alérgicos e maior número de episódios de diarreia. No entanto, o que vem chamando a atenção é a importância do aleitamento materno na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, colesterol alto e diabetes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a criança alimentada com leite materno apresenta pressão arterial mais baixa, menores níveis de colesterol e 37% menos risco de desenvolver diabetes do tipo 2. O benefício em relação ao desenvolvimento de diabetes vale também para a mãe, pois pode ocorrer uma redução de 15% na incidência de diabetes tipo 2 para cada ano que amamenta. Portanto, além de muito mais barato, o aleitamento materno é mais saudável para mãe e para o filho. Viva o aleitamento materno!

Referência: Saúde da Criança: Nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. Caderno de atenção básica n.23

Share on FacebookShare on Twitter
Mariana Rocha

Sobre Mariana Rocha

Sou Nutricionista formada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e com especialização e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente atuo como nutricionista clínica de pacientes renais crônicos adultos e pediátricos. Tenho interesse nos assuntos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, reeducação e influência alimentar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados com *

*