Orientações para autores

orientações para autoresO objetivo deste guia é te ajudar a escrever posts interessantes e manter a coerência do blog. Existem quatro aspectos que devem ser observados ao se criar um post: mensagem, estilo, respaldo científico e forma.

Mensagem

Acreditamos que informações úteis e relevantes são fundamentais para a construção de um mundo melhor. Desta forma, ao planejar um post, pergunte-se:

Este post ajudará meus leitores a tomarem decisões mais corretas sobre sua própria saúde e de seus familiares?

Se a resposta for sim, você já deu o primeiro passo para criar um post útil e relevante para as pessoas. Seria ótimo se todas as mídias impressas e digitais fizessem este autoquestionamento. Isso evitaria a grande quantidade de publicações sensacionalistas que não agregam em nada.

Tenha foco em um único tema. Caso deseje escrever sobre mais de um tema, escreva em posts diferentes. Desta forma, os leitores poderão buscar cada tema de seu interesse individualmente.

Antes de escrever sobre um tema, faça uma busca no blog para ver se alguém já escreveu sobre este tema. Caso tenha escrito, verifique se a abordagem que você está usando é a mesma. Você pode escrever sobre um tema que já foi escrito, se você estiver trazendo informações diferentes ou novas sobre o mesmo. Caso você queira apenas discutir, concordar ou discordar de algum post já escrito, faça um comentário nesse post.

Estilo

Este é um blog voltado para o público em geral. Desta forma, você deve usar uma linguagem amigável. Não escreva o post como se estivesse escrevendo um texto acadêmico. Se você usar um termo técnico que não será compreendido pela maioria das pessoas, coloque seu significado entre parênteses ao lado do termo.

Faça com que seus leitores sintam-se como se estivessem conversando com você. Use linguagem falada, como se o post fosse um bate-papo informal entre você e cada um de seus leitores. Isso mantém a atenção e evita que o post seja monótono e cansativo.

Respaldo científico

Todas as informações sobre Saúde e Nutrição devem ter respaldo científico. Hoje a Internet e diversas outras mídias estão repletas de informações inverídicas e opiniões pessoais sem fundamento, causando grande confusão na cabeça das pessoas. Isso causa frustração e descrença para com a comunidade científica, já que a impressão é que cada um fala uma coisa diferente e ninguém sabe de nada.

Por este motivo, os posts devem ser acompanhados das referências bibliográficas, para que sejam publicadas junto com o post em formato suscinto, permitindo que os leitores interessados possam buscar a informações originais. As referências bibliográficas estão dispensadas para o casos em que não forem pertinentes, como em receitas culinárias, por exemplo.

Forma

Os posts devem ter cerca de 450 palavras (cerca de 3000 caracteres, contando os espaços), para evitar que sejam muito curtos (pouco informativos) ou muito extensos (cansativos).

O título deve ser objetivo e específico, refletindo claramente o conteúdo do post. Se necessário, podem ser usados subtítulos.

O parágrafo inicial deve despertar curiosidade nas pessoas prender a atenção dos leitores.

Os parágrafos seguintes devem permitir que o leitor receba a mensagem principal (primeiro item deste guia).

O parágrafo final deve ter uma conclusão ou questionamento interessante, para estimular os leitores a participar, fazendo comentários e perguntas.

Considerações finais

Seguindo estas orientações seus leitores certamente se beneficiarão das informações de seus posts e os divulgarão. Essa divulgação pode ser feita por meio de links em posts de outros blogs, em comentários em posts de outros blogs, em perfis de mídias sociais etc. Por este motivo, é importante que as informações do post se mantenham atualizadas.

É importante destacar que, ao se editar um post já publicado, seu novo conteúdo não deve contradizer o conteúdo original, pois os comentários feitos com base no conteúdo original poderão não fazer mais sentido. Caso o conteúdio de um post se torne obsoleto, ele poderá ser excluído.

Para alterar ou excluir um post, você deve entrar em contato conosco por meio da página de contato.

Eduardo Bellotto.