Consumo adequado de frutas e verduras

20 de junho de 2012
Por

Frutas e verdurasQuantas vezes você já ouviu falar da excelente qualidade nutricional das frutas, verduras e legumes? O que sabemos é que de uma maneira geral, esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e fibras. O que vale ressaltar, no entanto é que o consumo adequado desses alimentos pode prevenir o desenvolvimento da obesidade e de algumas doenças relacionadas diretamente a ela, como hipertensão e doenças cardiovasculares. Mas a grande dúvida é o que seria um consumo adequado para obter esses benefícios?

- A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de no mínimo 400 gramas de vegetais.

- A Pirâmide Alimentar Brasileira recomenda que para uma dieta de 2.000 calorias, a ingestão seja de três porções do grupo de frutas e três de legumes e verduras por dia. Lembrando que as recomendações podem variar de acordo com o valor total de calorias ingeridas por dia.

- O Guia Alimentar para a população Brasileira recomenda três porções de frutas e três de legumes e verduras por dia.

O Brasil possui uma riqueza enorme e grande variedade desses alimentos, o que torna o acesso e o consumo mais fácil! Abaixo deixo algumas dicas para aumentar o consumo de frutas no dia a dia.

- Acrescente no café da manhã uma fruta como mamão, banana ou abacaxi em seu cereal ou em um iogurte (de preferência desnatado)

- No almoço e jantar, acrescentar frutas picadas nas saladas é uma ótima opção! As que combinam com folhas são os morangos, manga e carambola.

- Como sobremesa, a fruta pode ser em forma de salada de fruta, cozidas em pouca água com  pouco açúcar ou adoçante e canela ou até na gelatina! Experimente!!

- Frutas desidratadas como ameixa, damasco e abacaxi são práticos para levar para o trabalho e consumir como lanche da manhã ou da tarde.

Referências: Boeing H et al.Critical review: vegetables and fruit in the prevention of chronic diseases. Eur J Nutr. 2012

Fruit, vegetables and NCD disease prevention – World Health Organization – WHO 2003

Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da saúde – 2005

Share on FacebookShare on Twitter
Mariana Rocha

Sobre Mariana Rocha

Sou Nutricionista formada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e com especialização e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente atuo como nutricionista clínica de pacientes renais crônicos adultos e pediátricos. Tenho interesse nos assuntos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, reeducação e influência alimentar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados com *

*