Consequências da obesidade

11 de junho de 2012
Por

Como vimos anteriormente, quase metade da população Brasileira está acima do peso. A principal causa do excesso de peso na população é um desbalanço entre a ingestão alimentar e o gasto de energia, ou seja, quando uma pessoa come mais do que seu organismo é capaz de gastar a consequência é o ganho de peso! Esse “excesso” de energia que é consumido acaba sendo estocado nas células de gordura do corpo, como consequência, ocorre um aumento de tamanho e também formação de novas células de gordura.

A partir disso, dois diferentes mecanismos podem se desenvolver. O primeiro é o surgimento de algumas doenças como osteoartrite e apnéia do sono causadas simplesmente pelo aumento de gordura corporal total. Já no segundo mecanismo acontecem alterações metabólicas associadas com o excesso de gordura, e o resultado pode ser o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. A figura abaixo resume esses dois mecanismos. E você? Conhece alguém que desenvolveu alguma dessas doenças devido ao excesso de peso?

Consequências da obesidade - diagrama

 Referência: Bray G.A. Medical consequences of obesity. J Clin Endocrinol. 2004, 89(6):2583-2589

Share on FacebookShare on Twitter
Mariana Rocha

Sobre Mariana Rocha

Sou Nutricionista formada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e com especialização e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente atuo como nutricionista clínica de pacientes renais crônicos adultos e pediátricos. Tenho interesse nos assuntos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, reeducação e influência alimentar.

2 Responses to Consequências da obesidade

  1. Raíssa on 19 de junho de 2012 at 22:34

    Mari,

    Parabéns!! Está ótimo o blog de vcs!!
    Adorei… super bacana!!
    Beijos

  2. Cida Soares on 3 de julho de 2012 at 15:09

    Mari
    Parabéns, estou acompanhando e assimilando tudo.
    Beijos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados com *

*