Chá verde e perda de peso

1 de agosto de 2012
Por

Chá verdeO chá verde é um produto natural tipicamente utilizado por orientais, mas há cerca de cinco anos o seu uso vem se popularizando no Brasil! Ele é derivado de uma planta chamada camellia sinensis.  Cerca de 35% de sua composição é feita de catequinas (nutrientes da família dos polifenóis) e o restante da sua composição é constituído por cafeína e flavonóides.

Em termos comparativos, o chá verde possui o dobro de catequinas que o chá preto, e são exatamente essas catequinas que tornam o chá verde um auxiliador na redução de peso. Como? Um artigo de revisão publicado em 2011 sugere que essas catequinas agem mediando a ativação do sistema nervoso simpático, agindo diretamente na regulação do gasto energético de repouso e na “queima” de gordura, especialmente de gordura abdominal. Além disso, a cafeína, que também é um dos constituintes do chá verde, parece ter esse mesmo mecanismo de ação, potencializando a redução de peso!

Outros mecanismos de ação em relação às catequinas que justificariam a redução de peso seriam a redução na absorção de nutrientes e o controle do apetite. No entanto, esses mecanismos ainda não estão bem estabelecidos, uma vez que a maioria dos estudos que suportam essas hipóteses foi realizada em ratos.

Então se os compostos presentes no chá verde ajudam na redução de peso, qual seria a quantidade ideal para que isso ocorra? A quantidade seria a ingestão de 270 mg a 1200 mg/dia de catequinas. Podemos considerar que cerca de 250 mL de chá verde contêm aproximadamente 50-100 mg de catequinas. Assim, seria necessária uma ingestão de, no mínimo, 1300 mL para obter esse benefício. Obviamente que o modo de preparo e a origem do produto comprado podem afetar os componentes do chá. Mas será que o hábito do  Brasileiro está preparado para isso?

Referência: Rains TM, Agarwal S, Maki KC. Antiobesity effects of green tea catechins: a mechanistic review. J Nutr Biochem. 2011 Jan;22(1):1-7.

Share on FacebookShare on Twitter
Mariana Rocha

Sobre Mariana Rocha

Sou Nutricionista formada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e com especialização e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente atuo como nutricionista clínica de pacientes renais crônicos adultos e pediátricos. Tenho interesse nos assuntos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, reeducação e influência alimentar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados com *

*