Aveia

11 de maio de 2013
Por

travessa de aveia e prato com coockies de aveiaA aveia é um grão rico em fibras solúveis, em especial as betaglicanos.

O que isso significa? Significa que o consumo da aveia está associado a uma diminuição dos níveis do Colesterol total e do Colesterol- LDL (colesterol ruim).

Como a betaglicano promove esses benefícios?

A betaglicano é uma fibra hidrossolúvel (solúvel no sistema gastrintestinal) e por meio de alguns mecanismos como a capacidade de reter água, auxiliam na diminuição de absorção de gorduras. Além disso, a formação de géis dessas fibras também é responsável pela diminuição da absorção de glicose, contribuindo assim para o controle glicêmico, efeito bastante benéfico para os indivíduos com diabetes.

Mas, cuidado! Se estiver em processo de emagrecimento não esqueça que em 30g de aveia encontra-se aproximadamente 105 kcal, o que significa que está porção de aveia, substitui uma porção de carboidratos, como por exemplo, o pão francês.

Recomendação diária de fibras: em média 25g! Como alcançar essa recomendação? Consumindo uma dieta rica em alimentos integrais, frutas, verduras e legumes.

Nutricionista- Suellen Freire

Share on FacebookShare on Twitter
Suellen Freire

Sobre Suellen Freire

Sou Nutricionista graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, achei na Nutrição um caminho para transformar a vida das pessoas mostrando diferentes maneiras de ter uma alimentação saudável e uma vida equilibrada. Sou especialista em Nutrição Hospitalar pela UNICAMP e atuo em minha clínica trazendo hábitos alimentares saudáveis para todos os tipos de pacientes; desde os que procuram uma nutrição adequada para fins estéticos e esportivos até aqueles indivíduos com necessidades mais avançadas, tais como dieta enteral, entre outras.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados com *

*