Até quando eu posso amamentar?

10 de setembro de 2012
Por

mãe amamentando seu bebêEssa é uma dúvida muito frequente entre as mães, em especial as de primeira viagem! Em toda mídia muito se fala da importância do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Após esse período a mãe inicia a amamentação complementada, ou seja, continua a amamentação e começa a introdução de alimentos e água. No entanto, o que é muito comum observar é que rapidamente a mãe substitui o leite materno por alimentação geral, e isso ocorre por diversos fatores como, por exemplo, retorno ao trabalho, facilidade, mas também por falta de informação em relação aos benefícios da amamentação prolongada.

A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno complementado até os dois anos ou mais. Isso porque no segundo ano de vida o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes.

Estima-se que 500 mL de leite materno nesse período (aproximadamente 2 copos) forneça 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das necessidades de proteínas e 31% do total de energia. Além disso, o leite materno continua protegendo contra doenças infecciosas e é um grande aliado no combate à mortalidade infantil. Somente na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, e isso graças a um conjunto de políticas públicas voltadas para a educação da família, gestante e criança.

Nesse sentido de popularizar a informação dos benefícios da amamentação prolongada e diminuir cada vez mais as taxas de mortalidade infantil, em agosto de 2012 o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria lançaram a campanha Nacional de amamentação que tem como tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”. Apoie essa campanha!

Referências:
Portal da Saúde: Ministério da Saúde e SBP lançam a Campanha Nacional de amamentação 2012.

Saúde da Criança: Nutrição infantil, aleitamento materno e alimentação complementar. Caderno de atenção básica n.23.

 

Share on FacebookShare on Twitter
Mariana Rocha

Sobre Mariana Rocha

Sou Nutricionista formada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e com especialização e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente atuo como nutricionista clínica de pacientes renais crônicos adultos e pediátricos. Tenho interesse nos assuntos relacionados a doenças crônicas não transmissíveis, reeducação e influência alimentar.

One Response to Até quando eu posso amamentar?

  1. Celina Valderez Feijó Kohler on 12 de setembro de 2012 at 1:01

    ótimo post, Mariana! Parabéns! abraço, val k (RS)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados com *

*